Venha conhecer as atividades da casa.

Palestra Pública às Quartas 20h - Estudo do ESDE Sábado às 19h entre outras.

domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa


Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação". Com o êxodo, a Páscoa hebraica será a lembrança perpétua da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés. Assumida pelos cristãos, a Páscoa Cristã será a lembrança permanente de que Deus libera seu povo de seus "pecados" (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal.

O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações. "Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - (João, 1:29).

João usou o termo Cordeiro, porque usava-se na época de Moisés, sacrificar um cordeiro para agradar á Deus. Portanto, dá-se a idéia de que, Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados. Mas para nos libertarmos dos "pecados", ou seja, dos erros, devemos estar dispostos a contribuir, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia. Porque Jesus não morreu para nos salvar; Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação.

Esta palavra "salvação", segundo Emmanuel, vale por "reparação", "restauração", "refazimento".

Portanto, "salvação" não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é "libertação" de compromisso; é regularização de débitos. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.

Portanto, aproveitemos mais esta data, para revermos os pedidos do Cristo, para "renovarmos" nossas atitudes. Como disse Celso Martins, no livro "Em busca do homem novo": "Que surja o homem NOVO a partir do homem VELHO. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por muitos de nós, que se agitam na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã.

Que este homem novo seja um soldado da Paz neste mundo em guerras. Um lavrador do Bem neste planeta de indiferença e insensibilidade. Um paladino da Justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares. Um defensor da Verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas e tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional.

Que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da Caridade, como entendia Jesus: Benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias."

Por isso, nós Espíritas, podemos dizer que, comemoramos a páscoa todos os dias. A busca desta "libertação" e/ou "renovação" é diário, e não somente no dia e mês pré-determinado. Queremos nos livrar deste homem velho. Que ainda dá maior importância para o coelhinho, o chocolate, o bacalhau, etc., do que renovar-se. Que acha desrespeito comer carne vermelha no dia em que o Cristo é lembrado na cruz. Sem se dar conta que o desrespeito está em esquecer-se Dele, nos outros 364 dias do ano, quando odiamos, não perdoamos, lesamos o corpo físico com bebidas alcoólicas, cigarro, comidas em excesso, drogas, sexo desregrado, enganamos o próximo, maltratamos o animal, a natureza, quando abortamos, etc. Aliás, fazemos na páscoa o que fazemos no Natal. Duas datas para reflexão. Mas que confundimos, infelizmente, com presentes, festas, comidas, etc.

E assim desejamos a todos uma FELIZ PÁSCOA.

Artigo (adaptado) extraído do site www.rcespiritismo.com.br.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atividades - 1ª Parte

Irmãos de ideal,

Nesse post vamos falar um pouco sobre algumas atividades realizadas no domingo pela manhã.

Aqui no Jesus no Lar como em outros centros espíritas, existem várias atividades educativas, sociais, administrativas, entre outras. No nosso caso temos as seguintes atividades realizadas no domingo: Evangelização Infantil, Mocidade, Reunião Pública, Assistência Social, Atendimento Fraterno, Passe, Livraria e Biblioteca.

Pela manhã temos a Evangelização Infantil para crianças de 3 a 12 anos, onde se aprende os ensinamentos morais do Cristo. Essa atividade é uma das mais importantes e recebe especial atenção da direção do centro, pois são nas crianças que está o futuro da humanidade. Hoje a escola ensina principalmente a ciência, história, e gramática, mas esquece a moral, a educação, os bons costumes. E aí é que entra a Evangelização, pois serve para complementar a educação moral que os pais ofecerem aos filhos. Complementa também o ensino tradicional, pois a escola alimenta a mente e a Evangelização alimenta o espírito.

A equipe da Assistência Social também tem algumas atividades conforme abaixo.

A Sopa Fraterna distribuída a todos os trabalhadores pela manhã, feita com muito carinho, amor e dedicação. Refazendo as energias do corpo e do espírito.

O Grupo Meimei, voltado as gestante carentes, fornecendo apoio material e espiritual, a mãe e ao bebê. O enxoval é feito através de doações e da fabricação de roupas de crochê da Oficina de Tricô e Crochê.

A equipe do Passe também está presente para presente para refazer as energias do espírito, preparando todos para o trabalho e estudo.

A Oficina de Tricô e Crochê também funciona no domingo pela manhã, onde várias pessoas das mais diversas idades aprendem crochê, tricô, entre outras habilidades. O resultado desse trabalho pode ser visto nos enxovais do Grupo Meimei.

A equipe da Assistência Social também se reúne para discutir outras atividades assistenciais, como a Campanha de Fraternidade Auta de Souza e a distribuição de cestas básicas.

Lembre-se de que há muito trabalho e poucos trabalhadores, onde cada voluntário se torna muito importante na seara do Cristo. Venha você também fazer parte de nossa equipe. Procure a Recepção ou algum coordenador. Caso prefira também pode falar com o Sérgio(presidente), ou o Caio(vice-presidente), que estarão de coração aberto para ouvir e indicar o melhor trabalho a ser feito.

Diretoria do Centro Espírita Jesus no Lar

Abaixo algumas fotos das atividades.

















Equipe do Blog.